domingo, 30 de maio de 2010

Erros grosseiros - Assinale a alternativa correta



Casas germinadas Casas geminadas
Sou de menor Sou menor
Sou maior de idade Sou de maior
Passar o ano (na escola) Passar de ano (na escola)
Repetir o ano (na escola) Repetir de ano (na escola)
Ficar de recuperaçãoFicar para recuperação
O feriado caiu num domingo. O feriado caiu de domingo.
O filho saiu ao pai, cuspido e escarrado. O filho saiu ao pai, esculpido e encarnado.
Saíram elas por elas. Saiu elas por elas.
Tive subida honra de saudar o presidente. Tive a súbita honra de saudar o presidente.
De sábado, não trabalho. Aos sábados, não trabalho.
Faltei pouco para não morrer. Faltou pouco para não morrer.
Mandado de segurança Mandato de segurança
Aguardo notícias. Estou no aguardo de notícias.
Apêndice estuporado Apêndice supurado.
Caderno espiral Caderno aspiral
Estou quites com o Serviço Militar. Estou quite com o Serviço militar.
Se eu ver, se ela ver, se nós vermos... Se eu vir, se ela vir, se nós virmos...
Neusa é média. Neusa é médium.
A mala está leve. A mala está leviana.
Fiquei fora de mim. Fiquei fora de si.
Não saí por causa que estava chovendo.Não saí porque estava chovendo.
Dessas mulheres, só conheço umas par delas. Dessas mulheres, só conheço algumas delas.
Vou vestir-me ou trocar de roupa em dois minutos. Vou trocar-me em dois minutos.
O paciente sofreu melhoras. O paciente sentiu melhoras.
Ele já acordou. Ele já se acordou.
O motorista perdeu a direção do veículo. O motorista perdeu o controle do veículo.
Se ela não pode comprar isto, que dirá eu. Se ela não pode comprar isto, que dirá de mim.
Estou com pigarro. Estou com pigarra.
Tenho menas sorte que você. Tenho menos sorte que você.
Inimigo figadal Inimigo fidagal
O rapaz puxava uma perna. O rapaz puxava de uma perna.
Luís é muito xereta. Luís é muito xereto.
O pessoal não gostaram do filme. O pessoal não gostou do filme.
Prova dos nove Prova dos noves
Horas extras Horas extra
Eu procurava um emprego que condizesse com meu nível cultural. Eu procurava um emprego que condissesse com meu nível cultural.
Não poderia dizer isso perante ela. Não poderia dizer isso perante a ela.
Não vou lá em hipótese nenhuma. Não vou lá de hipótese nenhuma.
Baseado no livro "Não Erre Mais!", de Luiz Antônio Sacconi

Nenhum comentário:

Postar um comentário